Convidado novamente para escrever neste prestigiado blog, escolhi dissertar sobre um interessantíssimo restaurante que conheci na minha última ida à Madrid, na Espanha.
Considerado pelo Livro do Recordes (Guinness Book) como o restaurante mais antigo do mundo, o EL BOTÍN reúne o que tem melhor na culinária local, atraindo diversos curiosos e apreciadores de todos os lugares do mundo.
Fundado em 1725, o El Botín tem uma arquitetura que nos remete aos séculos passados, principalmente em seu subsolo, que nos dá a impressão de que estamos, realmente, no século XVIII.
O antiquado restaurante, situado logo abaixo de uma das escadarias da imponente Plaza Mayor, maior e mais visitada praça de Madrid, mais precisamente na Calle Cuchilleros, tem três andares com três arquiteturas diferentes, e devem ter cerca de 10 mesas em cada andar.
O cardápio (abaixo), com opções pontuais é divido em entradas, pratos com ovos (tortillas e etc.), verduras, sopas, pescados e assados. Todos os pedidos são bastante generosos e servem, bem, uma pessoa.
Na primeira visita ao restaurante provei os deliciosos "Chipirones en su Tinta", nada mais do que lulas inteiras, em um molho feito com base em sua própria tinta - conhecida no Brasil como Nero di Seppia - acompanhado de arroz branco.
Entretanto, a melhor surpresa do menu foi, sem dúvidas, o famoso Cochinillo. Conhecido como o "Rei dos Leitões", o Cochinillo é muito pequeno e pesa cerca de 3,5 kilos. Esse tipo de animal dificilmente é encontrado no Brasil, talvez em São Paulo, no Mercado Municipal, e raramente.
Seguindo as tradicionais receitas espanholas, o "porquinho" é assado em forno a lenha e fica realmente suculento. A carne desmancha, com um sabor realmente inesquecível e impecável. Vem servido de batatas cozidas. Para acompanhar, um bom tinto Marqués de Riscal, 2004.
Em visita à sua cozinha e seu forno a lenha, deu para perceber que essa é a pedida principal desse secular restaurante, são muitos Cochinillos assando e saem de minuto em minuto. Inacreditável!
Para uma visita à Madrid, o El Botín é uma dica imperdível, sem falar no seu preço que é bastante acessível.
Marcelo Badaró
*** Advogado
----------
Onde fica: Calle Cuchilleros, 17. Madrid - Espanha
---------
Nenhum comentário:
Postar um comentário