sexta-feira, 18 de maio de 2012

ALMAVIVA

A escolha deste belíssimo e sugestivo título veio das lembranças vividas em um país onde a produção do vinho cresce a cada dia.

O Chile hoje é um dos maiores produtores de vinho para exportação do mundo, estabelecendo uma produção de qualidade, atingindo níveis próximos dos maiores produtores deste segmento.

Indubitavelmente, o Chile é o país da América Latina que possui os melhores vinhos tintos elaborados com a uva Cabernet Sauvignon, alguns dos quais colocados pelos especialistas entre os melhores do mundo. Os vinhos tintos de outras uvas, especialmente a Merlot, melhoram a cada dia e alguns também já se destacam mundialmente. Os vinhos brancos, particularmente os elaborados com as uvas Chardonnay e os Sauvignon Blanc, fracos até cerca de uma década atrás, melhoraram substancialmente.

No entanto, o título veio das lembranças da degustação de um vinho que a algum tempo habita a primeira colocação no paladar, na complexidade, e no preço nesse incrível país aos pés dos Andes: o tinto Almaviva.

Tal vinho foi um projeto da empresa chilena Concha y Toro em conjunto com a sofisticadíssima empresa francesa Baron Philippe de Rothschild iniciado em 1997. Produzido a partir de um terroir excepcional e vinificado em uma das mais belas adegas do mundo, esse vinho tornou-se tão importante que é um dos raros vinhos produzidos fora de Bordeaux que faz parte de seu fechado circuito de comercialização.

Na degustação pode-se perceber aromas intensos de frutas negras, especiarias e tostados. Encorpado e estruturado, denso. Na boca, taninos abundantes porém macios e aveludados com longa permanencia, além de retro-olfato perfeito. Mostra-se, também, muito equilibrado.

Um vinho complexo, elegante e brilhante, puro e preciso em seu carácter mineral, persistente e em camadas, harmoniosamente equilibrado por uma acidez excelente

O  olfato, ainda, revelam-se puros e delicados aromas de groselha maduras, amoras e morangos silvestres, combinados com notas minerais e toques de baunilha, café, alcaçuz, e especiarias.
Definitivamente, o ALMAVIVA é o melhor vinho Chileno da atualidade.

No Brasil, dificilmente é encontrado um Almaviva por menos de R$ 600,00. Valor na média comparado a vinhos de qualidade, no entanto, todo o investimento é válido para esse excepcional tinto.

Na degustação, pede-se meditação e apreço ao buquê, pois ele é, sem sombra de dúvidas, inesquecível.

La Cuisine Conviviale

Nenhum comentário: